<< grande trecho de um russo ainda mais sem sentido, não farei isso de novo
>>
Primeiro, obrigado por tentar! Infelizmente, o interpretador de computador tende a produzir traduções que podem ser difíceis de entender até mesmo para um falante nativo. É por isso que escrevo em inglês e sugiro o inglês como idioma oficial da discussão. O russo também é bem-vindo como parte do estilo, e nativos russos são bem-vindos para conversar em russo, mas todas as decisões, obviamente, devem ser claras para os desenvolvedores. O que vocês acham?
Minha primeira sugestão é mudar o tópico para “Ðеудачный руÑÑкий перевод”, porque o atual tem um significado bem distante do pretendido ![]()
Ok, a discussão que eu gostaria de ter aqui, se alguém tiver uma opinião, é sobre o russo de Olga.
Primeiro, quero deixar bem claro que estamos totalmente cientes do erro, é inteiramente intencional e a instrução do Alex, o tradutor, foi para que fosse assim mesmo. O humor é uma questão de perspectiva, no entanto, e não falar russo torna a nossa opinião praticamente inútil, então deixo isso nas mãos de falantes nativos de russo. Foi uma reação à apropriação casual e impensada da iconografia russa/soviética por aqui em bares temáticos e coisas do tipo; cobrir tudo com estrelas vermelhas, virar todos os “Rs” para trás, jogar algumas peças de surplus do exército, essencialmente resumindo toda uma cultura visual em uma paródia temática preguiçosa, quase como se fosse a ‘SovietLândia’ na Disney World*. Pff. Parece ser uma inconsciência comum, houve uma tendência recente de pessoas tatuando caracteres chineses/japoneses/ambos (!) nelas, frequentemente sem significar nada parecido com o que pensavam; muito engraçado! Então, queríamos que a Olga parecesse, superficialmente, completamente precisa; mas na verdade fosse um monte de bobagens. Achamos muito engraçado, alguns de vocês pensam o contrário. Bem, por favor, manifestem-se, se precisar mudar, que assim seja.
Está errado – sabido. Não permite que você descubra o que os controles fazem – sim/não? É engraçado sim/não?
A legenda dos controles é uma coisa, o texto real de Olga é outra. Na minha opinião, isso não deveria ser tocado, o nível espantoso de erro, eu sugeriria, deveria deixar nossa intenção clara para todos, exceto os mais sem humor. Este sintetizador tem um pato! Mais importante, é assim que Olga é escrita como um logotipo agora. Eu realmente, realmente, realmente não gostaria de tocar nisso a menos que fosse violentamente agredido por uma opinião pública esmagadora de que é totalmente inaceitável.
*Este lugar tem suavizado isso ultimamente, mas suspeito que ainda possa fazer você revirar os olhos de desespero ![]()
Reiterarei publicamente minha opinião aqui.
Depois de dar uma olhada no site da Olga, a primeira pergunta (especialmente de um russo nativo) é: Por que ФГБД é chamado de Olga, e se é chamado de Olga, por que ФГБД? Em russo, não há nenhuma ligação associativa entre esses dois, humorística ou não. Não estou aqui para definir a política de nomes de produtos, é claro, mas esta é a situação confusa com a qual vocês viverão durante toda a vida da Olga.
A legendagem atual é de fato um absurdo, engraçada ou não, é uma questão de preferência. Meu ponto é que é totalmente inútil. Qual é o sentido de gastar muito esforço para fazê-la se ela será substituída por etiquetas em inglês e nunca mais será vista? Agora, imagine etiquetas significativas em russo. O primeiro pensamento que vem à mente de um russo: “Legal! Eu posso realmente usá-las!” O segundo é “Como é bom ter etiquetas em russo no sintetizador para variar”. E talvez o terceiro “Agora meus amigos/rivais que falam inglês terão dificuldade em adivinhar o que estou fazendo!”. Os usuários que falam inglês terão a chance de aprender abreviações em russo (você vê o propósito educacional?
) De qualquer forma, deixo a escolha entre o absurdo e o legal para você. (Apenas lembre-se, o absurdo não agrada à mentalidade russa, o legal sim
)
Olá a todos.
Depois de ler esta discussão, e de pensar um pouco, gostaria de oferecer o seguinte.
Meu modesto papel nisso foi fornecer algumas sugestões para uma perspectiva “inglesa”, de uma visão ocidental paródica, “alguns diriam soviética”, de como seria um instrumento eletrônico soviético. E essa é a direção de onde abordei isso, não uma tentativa real e fervorosa de plantar humor “ocidental” entre os russos, e esperar que todos eles abracem o tom sem sentido. Moro aqui em Moscou, e aprendi o suficiente sobre os russos para saber que eles têm outra visão do que denota humor. Uma visão, em certa medida, que compartilho. O humor russo, na minha humilde opinião, é único, muitas vezes altamente inteligente, muitas vezes sutil e, à sua maneira, tão sem sentido quanto o que pode parecer um tanto infame, o humor britânico. Há uma maravilhosa sensação “pythonesca” no humor russo que me agrada, mas pode não agradar a outros, da mesma forma que John Cleese e a equipe não eram a praia de todos. Mas, ao mesmo tempo, o humor russo PODE ser óbvio também, especialmente quando tenta ser legal. Então, onde está o limite? Quanto de bobagem alguém pode aguentar? E talvez esse seja o ponto aqui, mesmo entre línguas e culturas, a cebola de um homem é a batata de outro. Não professo grande conhecimento do humor russo, apenas minha experiência recente, mas conversei com colegas sobre isso longamente, e parece haver um consenso geral de que o bobo é bom em doses moderadas (o mesmo para a Grã-Bretanha, noto aqui), e o grau de bobagem com que se pode safar depende muito, obviamente, do público, e de sua própria perspectiva de quão longe é demais. Há um programa na TV russa apresentado por um comediante russo bastante famoso chamado Evgeni Petrosyan, chamado ‘Espelho Torto’, que parece cobrir muito bem todos os tipos de humor, do sutil ao grosseiramente óbvio, e é muito popular.
Outro comediante famoso, Michael Zadornov, que é incrivelmente inteligente em suas ofertas humorísticas, muitas vezes pronuncia mal as palavras para implicar uma coisa da outra. (algo que, como um falante de russo muito fraco, tive a experiência de fazer, já que minha pronúncia desajeitada produziu muitos momentos engraçados com colegas e pessoas que acabei de conhecer. Para seu crédito, os russos em geral são pessoas inteligentes, calorosas e amigáveis, e nosso riso compartilhado com minhas tentativas desajeitadas de enrolar minha miserável língua latina em torno desta língua complexa e expressiva, levou a muitas novas amizades. Um sacrifício digno então.
)
Michael, consultei colegas aqui que viram a tentativa de humor como exatamente isso, uma tentativa. Como a maioria deles viajou para o “oeste” de uma forma ou de outra, eles têm uma compreensão do que se poderia denotar como “humor ocidental”, e no caso de Olga e Oligarca, a maioria deles viu o absurdo como humor, e pouco mais. Pode não ser do agrado de todos, mas ei, a vida é assim, e nenhum deles pareceu mortalmente ofendido, ou pensou que os nomes russos “não russos” desajeitados eram mais do que um pouco de diversão inofensiva de outro ponto de vista.
Você também levanta um ponto interessante sobre os russos gostarem de legalidade em seu humor. Há bastante humor na TV aqui que parece ser popular, que é tudo menos legal, mas delicioso por si só por sua absurdidade pythonesca.
No entanto, em reflexão, acho que você fez um bom ponto sobre a rotulagem nos próprios instrumentos, e como uma realidade prática do uso diário, sugiro respeitosamente à excelente equipe que construiu esses ótimos instrumentos, que considerem uma pequena alteração para uma rotulagem mais prática para que o músico não precise dar um salto mental extra quando estiver profundamente imerso em um grande solo, ou levando as multidões ao frenesi.
Então, embora eu ainda não tenha certeza da sua definição de humor russo como legal, dadas minhas próprias experiências aqui com pessoas russas de muitas esferas da vida, com sua própria percepção do que é “humor”, ou “legal” para o caso, posso ver o valor em uma rotulagem mais realista.
De uma perspectiva “ocidental”, acho que a equipe captou um absurdo maravilhoso que lembra o melhor do humor britânico e de alguns americanos, nos nomes e iniciais que escolheram para esses ótimos instrumentos, então talvez continuar um equilíbrio de absurdo ocidental nos nomes dos instrumentos e no acrônimo, e introduzir o “legal” russo na rotulagem, pode de fato servir para fornecer mais para todos.
E, claro, há o prazer de qualquer discussão apaixonada resultante que possa surgir disso. ![]()
Apenas dois rublos de valor,
Alex.
Oi Alex,
Prazer em conhecê-lo aqui! Eu moro nos EUA, mas nasci na Rússia e vivi em Moscou por 30 anos. Você fez algumas observações pertinentes sobre o humor russo, mas gostaria de oferecer-lhe uma perspectiva mais geral. Vamos pegar os dois comediantes que você mencionou. Todas as pessoas (russas) que conheço consideram Petrosyan um imbecil estúpido, que não entende nada de bom humor e tira todas as suas piadas do anekdot.ru nos últimos anos. Lembro-me dele há 15 anos, quando bons escritores escreviam para ele e era bom. Há 10 anos o dispensaram e ele começou a feder. Zadornov era bom nos anos noventa, quando compartilhava sua experiência de estar no exterior no tempo em que pouquíssimos podiam fazer isso. Era emocionante, era engraçado e ele realmente dava algumas informações úteis sobre a vida no exterior. O jogo de palavras que ele usava então era engraçado. Lembro-me de ter 3 fitas cassetes dele em Moscou em 1994. O tempo passou, ele perdeu sua vantagem de viajar para o exterior mais do que qualquer outra pessoa, o jogo de palavras se tornou notório e finalmente odioso. Sim, as pessoas ainda riem. Meu ponto é que são pessoas diferentes, não as dos anos noventa. O humor é um produto muito contextual, você não pode esperar que funcione em todos os lugares para todos a qualquer momento.
Já mencionei isso na correspondência privada, mas o fato de os nomes “russos” Olga e Oligarc parecerem visualmente associados aos seus equivalentes em inglês foi uma revelação para mim. Em uma segunda olhada, concordei, há uma semelhança engraçada. Mas o nome é apenas um nome, no entanto, os rótulos nos controles são muito mais críticos no trabalho diário.
Não estou dizendo que o humor russo é legal (na verdade, na maioria das vezes, parece muito bobo para mim), mas apenas que a “coolness” (descolado) atrai por mais tempo. Quanto ao humor na TV, não se deixe enganar pela popularidade. As lutas de gladiadores eram extremamente populares na Roma antiga também.
A parte engraçada passará rapidamente, a parte legal durará mais para um russo. Então, de um ponto de vista de marketing, a “coolness” faz mais sentido. Assista aos anúncios da TV russa e você verá o texto sublime: «Nossos produtos são legais, você será melhor que os outros usando nossos produtos» em quase todos eles. Assista a um anúncio de TV americano: «Usar nossos produtos tornará sua vida melhor».
Meus dois centavos.
Mike
Não li o post inteiro (então posso estar um pouco fora do tópico), só quero dizer o quão brilhante (mas tão simples) é todo o conceito de “sim, vamos fazer o usuário girar os malditos botões em vez de ele(a) carregar predefinições”.
Sinto esse espírito em todas as pessoas envolvidas nesses conectores e não consigo expressar o quão feliz estou que seja assim.
O grande humor (nunca ri tanto lendo um manual ou a descrição de um conector =p) e a excelente mentalidade e a percepção do mundo em que vivemos (toda a mentalidade por trás de “A Olga está livre?” no FAQ) é o que faz com que eu e muitas pessoas que conheço comprem seus plug-ins incríveis (e com preços perfeitos também; p), apenas para apoiar isso. E o fato de que obtemos alguns dos melhores plug-ins que já ouvi (e não vamos esquecer, os MAIS BONITOS!!!) é simplesmente estonteante.
Mantenham esse espírito vivo, vocês são um modelo para todas as outras empresas por aí!
Não consigo agradecer o suficiente, e nunca esquecerei o dia em que encontrei seu site.
(Vou comprar praticamente TODOS os seus plug-ins quando puder, um por um)
Atenciosamente da Suécia
Ted
Muito bom ouvir isso, senhor, e muito obrigado por nos avisar! Algumas pessoas não gostam do nosso humor, você acreditaria? ![]()
Bem, então não há muito o que gostar do senso de humor deles. Equação simples ![]()
Há algum tempo, fiz uma entrevista com Will Gregory do Goldfrapp (sou jornalista durante o dia) e ele disse que a melhor coisa que ele gosta no sintetizador Polyvoks de fabricação soviética é que ele não consegue descobrir qual botão faz o quê, já que ele não sabe russo. Então, é tudo uma questão de acaso e experimentação. É isso que eu gosto no OLGA, pois, mesmo sendo falante nativo de russo, mal consigo descobrir o que é o quê (ok, há o botão mágico de ‘gravata branca’, mas prefiro não usá-lo demais
)
Acho que essa “pegadinha russa” é bem divertida, realmente pythonesca (eles usavam o húngaro falso, se não me engano)
PS: Mas Petrosyan é realmente um imbecil – acredite na minha palavra, pois tive o azar de conversar com o figurão do stand-up russo também. E não, ele não tem nenhum Polyvoks ![]()
Atualização de 2026
Esta discussão data do lançamento original de Olga em 2008. Estamos a mantê-la intacta porque regista tanto o pensamento por trás da interface como as reações ponderadas dos utilizadores de língua russa na época.
A escrita cirílica de Olga não é deliberadamente uma tradução russa correta. A intenção original era parodiar o design ocidental pseudo-soviético e encorajar as pessoas a explorar o instrumento ouvindo, em vez de identificar imediatamente cada controlo. Não se pretendia representar a língua ou a cultura russa com precisão.
Essa interface permanece parte de Olga, mas a versão atual pode exibir rótulos em inglês: clique no logotipo branco da gravata borboleta na interface do plug-in para alternar entre as visualizações original e com rótulos em inglês.
Olga continua a ser ativamente suportada e está disponível para as versões atuais do macOS e Windows: