Olá.
Você sabia que o MultiScope Plugins embutido no Cubase também pode fazer multianálises? Uma coisa que gosto nele é o tamanho de sua interface, que é muito compacto. Com esse plugin, você pode configurar até 6 trilhas de uma vez (sim, acredite em mim, 6!!!) para analisar. Uma coisa que eu não gosto do plugin MultiScope do Cubase é a falta de qualquer recurso de zoom ou panorâmica em seus gráficos. Além disso, em seu “freq multimode”, você não pode ver os espectros uns sobre os outros como o SCHOPE faz. No plugin MultiScope do Cubase, em vez disso, você vê lanes (pistas) separadas de baixo para cima, o que às vezes torna muito difícil ver as frequências. Essas são algumas razões pelas quais acho que o SCHOPE é uma escolha visual muito melhor em comparação com o do Cubase. Continue lendo…
Antes de começar, já notei que algumas pessoas aqui no fórum já perguntaram como usar o SCHOPE ou como configurá-lo para “Multischoping”. Se você não entendeu bem, esta é a hora de fazê-lo. Nesta postagem, serei o mais claro possível, especialmente para iniciantes. Você também verá algumas fotos com explicações (com imagens é mais rápido aprender).
Esta postagem pode parecer extensa porque, como eu disse, a escrevi para iniciantes. Confie em mim, não é difícil configurá-lo. Se você notar algo errado, por favor, me avise. Eu uso muito o SCHOPE, especialmente seu modo FREQ. Os 4 canais de entrada do SCHOPE são mais do que suficientes para mim (embora 6 entradas como o analisador do Cubase ou 8 também seriam ótimas). Existem outros plugins VST que fazem as mesmas coisas com mais entradas também. Para iniciantes, acho o SCHOPE muito fácil.
Este é um tutorial que fará com que você possa ver o espectro de 4 trilhas MONO ou o que quiser com o plugin SCHOPE no Cubase 5.
[size=150]+++++ PRÉ-INÍCIO +++++[/size]
Como você provavelmente já sabe, o SCHOPE tem apenas 4 entradas, então se você quiser “fazer o schope” em mais trilhas, provavelmente terá que começar a usar barramentos de grupo.
Em poucas palavras, o que faremos aqui é ENVIAR o sinal de cada trilha (4) para 1 entrada específica do plugin SCHOPE.
O plugin SURROUNDPAN integrado do Cubase nos permitirá escolher o destino do nosso sinal enviado, que será recebido por 1 das 4 entradas do SCHOPE.
Neste tutorial, precisaremos de 4 trilhas do tipo MONO mais 1 trilha de grupo do tipo Quadro. É só isso.
(NOTA: É possível ver/analisar trilhas estéreo também, mas neste tutorial eu mostro como fazer com 4 trilhas mono.)

FOTO1. Se você entender este gráfico (FOTO1), este tutorial será muito fácil…
[size=150]+++++ INÍCIO +++++[/size]
01- Crie 4 TRILHAS MONO
Pense nessas trilhas como 4 instrumentos. Coloque algum material de áudio nelas.
(Nota: Neste tutorial, meu material de áudio para cada trilha será uma onda senoidal gerada pelo plugin TestGenerator integrado do Cubase. Para essas trilhas, diferentes tons/frequências serão configurados. Lembre-se, cada trilha terá SEU material de programa ou, no meu caso, apenas 4 plugins ToneGenerator.)
02- Crie uma trilha de grupo do tipo Quadro.
Vamos chamar este Grupo de “Schope” (muito original). Mais tarde, nossas trilhas enviarão seu sinal para este Grupo Quadro.
O barramento de saída deste Grupo será direcionado para lugar nenhum, ou seja, SEM BARRAMENTO. O plugin SCHOPE não tem Saídas, então considere o fader de volume que você verá em sua tira de canal como uma curiosidade. Apenas no caso, defina a Saída deste Grupo Quadro para SEM BARRAMENTO.
(Nota: é possível usar/criar um tipo LRCS ou outros tipos como “6.0 Cine”, mas em alguns casos é um pouco complicado de configurar. Escolha QUADRO.)
03- Coloque o plugin SCHOPE em um slot INSERT.
Coloque o SCHOPE em um slot de Inserção vazio do nosso recém-nomeado “Schope” GRUPO QUADRO. Defina o SCHOPE no MODO FREQ. ATIVE os 4 botões de Entrada do SCHOPE (área inferior). Agora o SCHOPE estará pronto para ver os sinais de entrada. Mantenha o SCHOPE visível.
04- Defina a Tira de Canal do Cubase para a TRILHA 1 para parecer a FOTO2 (abaixo).

FOTO2. Trilha1 - Janela de Configurações do Canal.
Como você pode ver acima, na TRILHA 1 podemos notar a área de NÍVEIS DE ENVIO (onde nossa TRILHA SCHOPE foi selecionada como um destino de envio) e depois a ÁREA DE ROTEAMENTO DE PANORAMA DE ENVIO (verde). Na área verde é onde realmente vive o plugin SURROUNDPAN integrado do Cubase (vermelho fechado). O valor de ENVIO e PANORAMA do plugin SURROUNDPAN são muito importantes aqui.
(NOTA: se você não conseguir ver a ÁREA DE ROTEAMENTO DE ENVIO (verde), clique com o botão direito em uma área de espaço vazio e selecione o item no menu pop-up. Neste tutorial, a área de EQ foi ocultada.)
05- Silencie as TRILHAS 2,3,4.
06- Toque sua música.
07. Configurando o SURROUNDPAN para a TRILHA1:
Assim que a música começar, clique duas vezes na área vermelha marcada na FOTO2 (acima). O SURROUNDPAN aparecerá. Mantenha-o aberto e faça-o parecer a FOTO3 (abaixo).

FOTO3. Área magenta = 1ª ENTRADA SCHOPE.
Não se esqueça de definir o Panner para “Mono Mix” (área vermelha). Os outros cantos serão selecionados para as trilhas 2,3,4 em diferentes SORROUNDPANNERs cada.
Veja a interface do SCHOPE, você verá o sinal de entrada se movendo e tocando. Para a TRILHA 1, defina um valor de Envio de 00db para nossa Trilha de Grupo Quadro. (na FOTO2, um valor de 0,00db já está definido).
Na interface do SURROUNDPANNER, comece a mover o ponto central (aquela pequena coisa cinza com um “M” em cima. Você tem que ver o “M”. Veja como configurar o Panner na FOTO3 (acima).
Ao mover o ponto central, você notará imediatamente que as cores das Curvas do SCHOPE também mudam, o que significa que você está roteando o áudio para 1 das 4 entradas do SCHOPE. Lembre-se, cada Entrada tem sua própria cor no SCHOPE (Cinza, Vermelho, Verde e Azul). Observe também que, nesta etapa, ao começar a mover o ponto central, você já pode ver no Mixer do Cubase os níveis (você sabe, os 4 pequenos medidores finos) do nosso GRUPO QUADRO saltando ou mudando na área do Medidor também. Esses medidores finos nos mostram a atividade de nível nas 4 entradas do Grupo QUADRO. O nível de Envio quer ser direcionado para apenas uma entrada. Veja a FOTO4 (abaixo). Lembre-se, com a ajuda do SURROUNDPAN, o objetivo aqui é alimentar apenas 1 das 4 entradas do SCHOPE em 100% para a TRILHA1.

FOTO4. SURROUNPAN no topo do Mixer do CUBASE. Ao mover o ponto central… as áreas magenta mostrarão a atividade de nível.
[size=150]+++++ FIM +++++[/size]
Repita os passos anteriores para as TRILHAS 2,3,4. Você não precisará criar mais trilhas. É apenas uma questão de roteamento.
Lembre-se: Cada Trilha Panorâmica para uma Entrada SCHOPE Diferente ou Cada Canto no SURROUNPANNER Corresponde a uma Entrada no SCHOPE. Veja o gráfico @ FOTO1.
É isso. Espero que você consiga.
BTW. Tenho alguns pedidos para este plugin Schope. Eles estão aqui. :mrgreen: