Olá,
Estou testando o Olga e tentando mapear a roda de pitch para uma roda de controle com o recurso “Learn” do REAPER para realizar um “bend” em uma gravação. Depois que tento mapear, a roda de modulação se move, não a roda de “Pitch”. Então, ele está captando a entrada do controlador, configurado para o canal 1 (e todos os canais estão sendo permitidos pelo REAPER), mas está mapeando para algo para o qual eu não pretendia que fosse mapeado. Isso acontece depois de clicar na roda de Pitch do Olga e, no canto superior direito da janela do REAPER que contém o plugin, clicar em “Param” > “Learn” e configurá-lo para a roda de pitch do controlador MIDI (chamada “MIDI Chan 1 Pitch”), que é a maneira que eu conheço para fazer isso no REAPER.
Gostaria de saber se há uma maneira de contornar isso. Se eu for para o canto superior direito da janela do REAPER que contém o plugin, “Param” > “FX parameter list” > “Learn”, as coisas mais próximas que vejo na lista de parâmetros do sintetizador que podem ser mapeados são opções para “pitch bend range 1” e “2”, mas essas são as configurações para o alcance da roda de pitch, não a roda em si. Ainda não experimentei tudo na lista, mas todos os nomes parecem apontar para outros parâmetros.
Como eu mapeio a roda de pitch do Olga para uma roda de controlador MIDI no REAPER?
Estou usando o Olga não registrado v3.00.03
Informações do sistema:
Microsoft Windows 11 Home (Versão 10.0.22621 Build 22621)
REAPER v6.78
Informações da interface:
Focusrite Scarlett Solo (3.ª Geração)
Taxa de amostragem: 48000
Tamanho do buffer: 128
Fonte do relógio: USB Interno
Status do relógio: SINCRONIZADO
P.S. Se eu gravar a performance usando o mouse para alterar a roda de pitch, isso não salva os “bends” no item MIDI no REAPER, então, por mais simples que fosse a parte do sintetizador que eu queria mesclar a essa batida, não consigo contornar isso com o mouse por enquanto, mas caramba, eu simplesmente não consigo esse timbre com outro sintetizador.
Edição: Agora estou ciente de que um envelope de pitch por take pode ser usado essencialmente para programar o pitch passo a passo em uma renderização da parte do sintetizador (e, claro, há a possibilidade de automatizar plug-ins de “pitch-shifting”); ainda estou preso em como tocar a roda de pitch do Olga com um controlador e salvar a performance.
Edição 2: Desenhar informações de pitch MIDI no item MIDI não parece afetar o pitch.