Problema ao mapear a Roda de Pitch do Olga para a Roda do Controlador MIDI no REAPER

Olá,

Estou testando o Olga e tentando mapear a roda de pitch para uma roda de controle com o recurso “Learn” do REAPER para realizar um “bend” em uma gravação. Depois que tento mapear, a roda de modulação se move, não a roda de “Pitch”. Então, ele está captando a entrada do controlador, configurado para o canal 1 (e todos os canais estão sendo permitidos pelo REAPER), mas está mapeando para algo para o qual eu não pretendia que fosse mapeado. Isso acontece depois de clicar na roda de Pitch do Olga e, no canto superior direito da janela do REAPER que contém o plugin, clicar em “Param” > “Learn” e configurá-lo para a roda de pitch do controlador MIDI (chamada “MIDI Chan 1 Pitch”), que é a maneira que eu conheço para fazer isso no REAPER.

Gostaria de saber se há uma maneira de contornar isso. Se eu for para o canto superior direito da janela do REAPER que contém o plugin, “Param” > “FX parameter list” > “Learn”, as coisas mais próximas que vejo na lista de parâmetros do sintetizador que podem ser mapeados são opções para “pitch bend range 1” e “2”, mas essas são as configurações para o alcance da roda de pitch, não a roda em si. Ainda não experimentei tudo na lista, mas todos os nomes parecem apontar para outros parâmetros.

Como eu mapeio a roda de pitch do Olga para uma roda de controlador MIDI no REAPER?

Estou usando o Olga não registrado v3.00.03

Informações do sistema:
Microsoft Windows 11 Home (Versão 10.0.22621 Build 22621)
REAPER v6.78

Informações da interface:
Focusrite Scarlett Solo (3.ª Geração)
Taxa de amostragem: 48000
Tamanho do buffer: 128
Fonte do relógio: USB Interno
Status do relógio: SINCRONIZADO

P.S. Se eu gravar a performance usando o mouse para alterar a roda de pitch, isso não salva os “bends” no item MIDI no REAPER, então, por mais simples que fosse a parte do sintetizador que eu queria mesclar a essa batida, não consigo contornar isso com o mouse por enquanto, mas caramba, eu simplesmente não consigo esse timbre com outro sintetizador.

Edição: Agora estou ciente de que um envelope de pitch por take pode ser usado essencialmente para programar o pitch passo a passo em uma renderização da parte do sintetizador (e, claro, há a possibilidade de automatizar plug-ins de “pitch-shifting”); ainda estou preso em como tocar a roda de pitch do Olga com um controlador e salvar a performance.

Edição 2: Desenhar informações de pitch MIDI no item MIDI não parece afetar o pitch.

Obrigado pelo relato — veremos o que podemos fazer para reproduzir e, se confirmado, corrigir o problema.

Obrigado – reinstalei tanto o DAW quanto o plug-in agora, e redefini o REAPER para as configurações de fábrica para ver se alguma configuração estava interferindo. Não tive sucesso com a versão VST3 (ou “VST3i” no navegador de FX), mas agora percebi que a versão VST2 (ou “VSTi” no navegador de FX) parece estar funcionando! (Mesmo depois de importar minha configuração de REAPER com backup.)

Na versão VST2, o pitch wheel é mapeado para o pitch wheel do controlador por padrão, e desenhar dados de afinação no item MIDI afeta a afinação durante a reprodução. Não vejo um pitch wheel na lista de parâmetros caso eu queira mapeá-lo para outra parte do controlador, mas me pergunto se isso é intencional, já que um usuário em validating your browser menciona que o pitch wheel é inadequado para ser um parâmetro de plug-in, devido ao seu auto-movimento (volta para o centro).

Agora entendo que o VST3 é geralmente considerado uma atualização em relação ao VST2, mas há um motivo para usá-lo para Olga em particular? A versão VST3 tem vantagens sobre a versão VST2?

Meu controlador é um Arturia MiniLab 3; não sei se este fato está afetando os mapeamentos padrão.

Vou te enviar algumas versões de teste para usar via MP… veja se isso resolve o problema do VST3, mas, pessoalmente, usarei o VST2 tão prontamente quanto o VST3. O VST3 é tecnicamente um padrão mais novo e teoricamente tem a CAPACIDADE de mais recursos, mas vi mais hosts errarem do que acertarem. Isso NÃO significa que eu acho que o REAPER está quebrado, que fique claro.

1 curtida