Estou gostando muito do BBM, mas não me importaria de ter um pouco de orientação com o que estou fazendo… existe alguma chance de um manual? Ou algumas predefinições?
+1
Mesmo algumas dicas neste fórum sobre o que os botões fazem seria legal.
Ótimo
Estamos no meio do frenesi do beta para Mac no momento, mas os manuais estão na lista de “a fazer” imediatamente depois.
Enquanto isso, imagine a grade grande no meio como um gráfico X-Y onde o eixo X é a tensão/sinal de entrada e o eixo Y é a tensão/sinal de saída. Você está alterando a curva de resposta de um amplificador ajustando os botões… e o gráfico está mostrando como a curva de transferência se parece. Quando você altera um controle, estará alterando as oscilações positivas e negativas da curva de tensão… A MENOS que você ajuste os controles de assimetria para fazer com que ele ajuste o Positivo mais do que o Negativo ou vice-versa.
Não há regras reais para usar o BBM… você apenas ajusta os botões até que ele soe do jeito que você quer. Vou salientar que gráficos simétricos agradáveis tendem a soar como um amplificador de transistor (gerando distorção de ordem ímpar), enquanto gráficos assimétricos soarão mais parecidos com um amplificador valvulado (gerando distorção de ordem par e ímpar).
Além disso, menos é mais… você não precisa necessariamente girar os controles do BBM por todo o mapa para obter resultados utilizáveis… pequenos ajustes podem produzir resultados muito sutis e muito agradáveis.
Espero que isso ajude um pouco…
Scott
Não querendo parecer discordar do meu estimado colega, mas mais também é mais
— Dê uma mão pesada aos botões gain, mod a e mod b para ganhar muitos pontos de rock’n’roll. A beleza do BBM é o som, tão flexível, mas você precisa experimentar com todos os botões em cada fonte de som. Por “experimentar”, quero dizer apenas começar a movê-los, ouvir quais características você está obtendo do seu material de origem, e ajustar a partir daí. Eu uso o BBM muito, e ainda acho difícil chegar a regras práticas quando o adiciono pela primeira vez à minha cadeia de sinal. Eu mexo nos botões para ouvir o que estou obtendo e ajusto para se adequar.
Cuidado com o ganho… ele tem um limite superior seriamente alto. Um limitador no barramento principal provavelmente seria uma boa ideia.
Scott
Oi,
O BBM é capaz de emular mais ou menos a saturação do amplificador de canal de alguns consoles analógicos bem conhecidos como o McDSP AC1 faz?
Se sim, você poderia, por gentileza, liberar algumas predefinições que se aproximem desses sistemas de mixagem analógicos que poderíamos usar como ponto de partida para qualquer experimentação sensata ou ousada?
Sem dizer que isso ajudaria enormemente a um a decidir rapidamente comprar o BBM se ele pudesse realmente ajudar a fazer o barramento de mixagem do DAW soar um pouco menos estéril com um pouco mais daquela coisa “mojo” ![]()
Muito obrigado
B
Como não tenho nem o McDSP AC1 (plugin legal, a propósito) nem um monte de equipamentos realmente sofisticados como Neve ou SSL, não consigo criar algo para emulá-lo. Se eu conseguir encontrar alguém em quem confie para criar presets que sejam suficientemente próximos, então ficaria feliz em empacotá-los como presets… mas até lá, você terá que usar seus ouvidos e fazer com que soe do jeito que VOCÊ quer que soe… não do jeito que outra pessoa diz que deveria soar.
Scott
Obrigado,
Eu agradeço muito a sua resposta.
Como sou apenas músico, meu ponto com os presets é conseguir o ponto de partida mais relevante para experimentações futuras. Especialmente quando tem que ser sutil, como a emulação de não-linearidades do Mix Buss com material de áudio complexo (mixagens), em oposição a um cenário de trilha de canal único muito mais fácil que poderia ser livremente processado com a quantidade de saturação/distorção necessária.
Acho que teremos que esperar pacientemente pelo manual. Você tem alguma ideia de quando ele estará disponível?
Obrigado novamente.
B
PS: o arquivo de cópia de avaliação do Major Tom AU (.zip) parece estar corrompido ao tentar expandi-lo usando o Unarchiver v1.6.1 em um Mac Pro 8x2.8 GHz rodando Leopard 10.5.2 (mas funciona bem com o expansor BOMArchiveHelper integrado do OSX), enquanto todos os outros arquivos AU da Stillwell estão ok com o Unarchiver. Você está ciente disso?
Sim, nós sabemos. Tenho certeza de que é um problema com o Stuffit ou outro arquivador… se você usar o recurso nativo “Descompactar” do OS X, ele funciona bem. O arquivo foi criado com a opção nativa “Compactar” do OS X.
Scott
OK,
Desculpe perguntar novamente, mas você tem alguma ideia de quando o manual do BBM estará pronto? Apenas para saber aproximadamente quando voltar para verificar…
Muito obrigado.
B
PS: e muito obrigado antecipadamente por não esquecer os presets do BBM (se for possível, claro…)
Desculpe, mas não tenho uma resposta exata para você. Vou arriscar um palpite e dizer dois meses, mas pode ser antes.
Pode ser mais, também, mas não creio.
Scott
Muito obrigado por todas as suas respostas.
Voltarei regularmente para verificar…
Bem, essa seria provavelmente a minha última pergunta para este tópico: nesse meio tempo, você poderia postar uma ou duas capturas de tela do que poderia ser um ponto de partida sutil e um pouco mais pronunciado para uma configuração de Mix Buss? Seria super legal…
Saudações! ![]()
Atenciosamente,
B
Para que saibam que sua generosa política de demonstração não está sendo abusada aqui (após seus excelentes esforços para resolver os problemas gráficos anteriores), estou apenas agora começando alguns projetos que permitirão um uso aprofundado das habilidades de sua linha de plug-ins. Como o BBM é o menos parecido com qualquer coisa que eu possuo, ele está recebendo o primeiro dia de destaque real hoje.
Até agora, parece (sooa) ser um verdadeiro vencedor, uma implementação muito boa e tenho certeza de que logo será uma compra. Estou gostando dos extremos disponíveis com seu design… provavelmente se tornará um verdadeiro “adoçante de ilha deserta” para minha caixa de ferramentas e um bom vendedor para vocês com base no que extraí dele até agora. ![]()
![]()
Valeu, cara. Que bom que está aproveitando. A demonstração e os termos de licença existem por um motivo, e obviamente NÃO vou te pedir para violá-los, mas também não vou me render à preocupação se alguém fizer uma demonstração por 31 dias em vez de 30, ou 60, ou algo assim…
Somos pessoas razoáveis por aqui e gostamos de pensar que a grande maioria dos nossos usuários também o é. Aproveite os plugins!
Saudações!
Scott
Desculpas por ter postado isso em ‘manual’, mas já que o estrago está feito… resumindo, fiz minha compra da BBM esta manhã
, agora vamos para a próxima indicação para avaliação!
Sim, eu vi isso chegar… obrigado!
Scott
Olá, Scott,
Fico feliz em ver suas reações positivas aqui neste fórum.
Embora eu entenda que você provavelmente não irá lançar algumas predefinições gerais para o BBM (e respeito isso), você ainda considera publicar aqui alguns instantâneos do que poderia ser um bom ponto de partida de configurações típicas de Master Bus que poderíamos usar para ajustes adicionais (digamos, uma configuração de não linearidades leves e uma segunda com não linearidades um pouco mais pronunciadas) para avaliar e apreciar plenamente o poder do BBM neste departamento e, assim, tomar uma decisão mais rápida para comprá-lo?
A menos que você ache que o Master Bus não é o lugar certo onde o BBM faz toda a sua mágica (muitos parâmetros…)!?
Tenha certeza de que, se fosse o caso, eu ainda consideraria comprá-lo, mas pelo menos eu o testaria (e me concentraria em…) com base em sua força, onde ele realmente brilha (ou seja, bus de bateria, faixa de guitarra elétrica, faixa de baixo… etc).
Muito obrigado antecipadamente por qualquer resposta relacionada.
B
Uma das alegrias desse plug para mim é que é TUDO SOBRE OS OUVIDOS.
Experimentação total e completa, que produz resultados fantásticos.
Eu apenas começo com os botões de ganho / mod A / mod B.
Na maioria das vezes, isso é o suficiente no bus 2.
Mas se você realmente quiser “danificar” as coisas, a assimetria e os knees podem transformar o sinal em um monstro sibilante e rosnante.
alguma atualização sobre isso?
Estou realmente adorando o que este plug-in faz com o buss de bateria. Especialmente ao usar VSTs de bateria eletrônica. Os botões são mais do que enigmáticos, porém. Eu adoraria um pouco mais de informações sobre o que estou fazendo com o sinal para obter os sons que estou obtendo.
Frequentemente, gosto de uma parte da granulação que estou obtendo, mas quero remover isso ou adicionar mais daquilo. Mas não faço ideia de qual botão girar!
A propósito, estou comprando alguns desses plugs maravilhosos no próximo pagamento. A parte mais difícil é decidir qual comprar primeiro!
Divulgo esses plug-ins em todos os fóruns do Tapeop e outros também, espero mantê-los no negócio!
Guia de início rápido do Bad Buss Mojo — Agosto de 2026
Para quem está chegando a este tópico mais antigo: O Bad Buss Mojo está agora na versão 4, mas a ideia central continua a mesma. Aqui está um guia prático para o plugin atual.
O BBM é um amplificador não linear configurável, e não uma emulação de um console ou peça de hardware específica. Ele pode produzir desde uma coloração sutil no bus de mixagem até uma distorção completamente mutilada.
O fluxo de sinal é:
Entrada → Ganho → Mod A → Mod B → Limite/Knee/Não linearidade → Mix → Saída
Lendo o gráfico
Pense na exibição central como uma curva de transferência X-Y:
- O eixo horizontal é o sinal de entrada.
- O eixo vertical é a saída processada.
- Uma linha diagonal reta representa amplificação linear.
- Dobrar ou achatar a curva cria compressão e saturação.
- Uma curva simétrica gera principalmente harmônicos de ordem ímpar.
- Fazer com que as metades positiva e negativa sejam diferentes introduz também conteúdo de ordem par.
O gráfico mostra a curva de transferência não linear úmida antes dos controles Mix e Saída.
Controles
Ganho leva o sinal para os estágios não lineares. Este controle tem uma faixa deliberadamente enorme, então mova-o com cuidado. Mais Ganho torna todos os outros controles de modelagem mais óbvios.
Limite define o nível onde a curva principal começa a dobrar. Diminuí-lo traz mais do sinal para a região não linear.
T Assimetria dá às metades positiva e negativa limites diferentes. Use-o quando quiser uma curva de transferência irregular e mais conteúdo harmônico de ordem par.
Knee controla a amplitude e a suavidade da transição do sinal para a região não linear.
K Assimetria dá às metades positiva e negativa larguras de joelho diferentes.
Não linearidade controla a intensidade com que a curva se dobra quando o sinal está acima do limite.
N Assimetria aplica diferentes quantidades dessa dobra às metades positiva e negativa.
Mod A mistura uma forma de transferência de soft-clipping.
Mod B mistura uma forma de saturação diferente, baseada em seno. Nenhuma é inerentemente “melhor”; elas simplesmente produzem curvas e balanços harmônicos diferentes. Elas também podem ser combinadas.
Mix mistura o sinal original com o caminho processado completo.
Saída ajusta o nível final após a mistura seca/úmida. Use-o para nivelar os sinais processados e ignorados antes de decidir se uma configuração realmente soa melhor.
Oversampling executa o processamento não linear em 4× a taxa de amostragem do projeto e o filtra de volta depois. Isso reduz o aliasing produzido por clipping e saturação, à custa de uso adicional de CPU e latência. O BBM também ativa o oversampling automaticamente durante a renderização offline.
Uma maneira sensata de explorá-lo
Para coloração sutil de bus:
- Comece com os controles de assimetria centralizados.
- Defina temporariamente o Mix para 100% para que você possa ouvir o caminho úmido claramente.
- Adicione uma pequena quantidade de Ganho.
- Ajuste o Limite, Knee e Não linearidade até que a curva de transferência comece a dobrar.
- Tente quantidades modestas de Mod A ou Mod B.
- Reduza o Mix para misturar o efeito com o sinal original.
- Nivele o volume da Saída antes de comparar com o bypass.
Para uma distorção mais óbvia, aumente o Ganho e os controles de Mod, depois experimente os três controles de assimetria. Observe o seu nível de saída — o BBM pode gerar muito ganho.
Não há predefinições oficiais de “Neve”, “SSL” ou outros consoles porque o BBM não é calibrado como um modelo exato desses dispositivos. O material de origem é muito importante para que uma predefinição universal de mix-bus seja especialmente significativa. Uma configuração que é sutil em uma mixagem pode ser agressiva em outra.
Pequenos ajustes podem produzir um polimento útil. Grandes ajustes podem produzir um monstro sibilante e rosnador. Ambos são usos válidos.
O instalador atual e a visão geral do produto estão disponíveis na página do produto Bad Buss Mojo.
Scott
Stillwell Audio