Picos de CPU - Desempenho VST - Nuendo 4.3

Oi, pessoal!

Conheci o Bombardier há algumas semanas e devo dizer que sinto que este plug-in pode ser a resposta que eu estava procurando.

Eu o uso como um “Whole Mix Glue” (Cola de Mixagem Completa) no último slot de Inserção Estéreo. No momento em que liguei o “Oversample”, parecia que eu estava mixando através dele desde o início. Claro, eu tinha outro compressor no mesmo slot antes, mas foi o Bombardier no modo Punch-Bomb que me deu os melhores resultados. Muito poucos ajustes foram feitos no preset “Glue”.

No entanto, há falhas perturbadoras acontecendo comigo. Aqui está uma breve descrição da minha configuração All-In-The-Box:

E6600 - Core 2 Duo - 2.4gHz, 4GB RAM, Chipset Intel 965G na Mobo Gigabyte DS3. Todos os drives SATA, incluindo um RAID-0 para streaming de áudio impecável. PCI-firewire Texas Instruments para interface Audiofire 12 da EchoAudio, nVidia GeForce 8400GS.

Esta sessão em que tenho trabalhado é de 24 bits/44.100Hz. Estou executando o Nuendo 4.3(x86) no Vista(x64) e todos os plug-ins em suas versões x86.

O maior problema são os picos de CPU que estou tendo durante a reprodução. O display de desempenho VST do Nuendo mostra 60% antes de inserir o Bombardier e sobe para 80% quando eu clico no botão “Oversample”. Tal aumento é esperado e tudo ainda parece estar sob controle, exceto por esses picos de CPU que ocorrem pelo menos uma vez, interrompendo o áudio. Tenho que parar o motor de áudio e reiniciá-lo novamente para voltar à pequena margem de 80%.

Tentei definir a latência para o valor máximo disponível e fechar todas as janelas para economizar recursos de vídeo. Também tentei mixar com stems de áudio enormes para dar ao Bombardier alguma folga, mas as falhas ainda estão lá.

Anotei algumas coisas que podem ser úteis com problemas de VST do Steinberg:

• A compensação de atraso do Bombardier está definida como 0 na janela de informações do plug-in. Outros plug-ins de processamento pesado que possuo mostram valores de latência bastante altos aqui. O manual de operações do Nuendo descreve brevemente isso na página 170. Pode ser isso;

• O modo Release (Liberação) permanece em “Bomb” depois de clicar duas vezes nele. E sempre que a sessão é salva, ele alterna de volta para “Fast” (Rápido). Além disso, “Punch” (Soco) aponta de volta para “Firm” (Firme). Acontece quando reinicio o driver de áudio de dentro do Nuendo também. Nunca testei o que eles realmente estão fazendo porque essas interrupções de áudio têm me dado dor de cabeça… Estou tão perto de terminar esta mixagem… isso pode ser apenas um problema de GUI;

• A gravação de preset funciona, mas os presets não aparecem na lista de presets do plug-in. Suspeito que eles sejam salvos apenas para a lista da sessão. “Mode” (Modo) e “Release Mode” (Modo de Liberação) são salvos incorretamente, no entanto. Isso parece estar relacionado ao bug relatado anteriormente.

Scott, por favor! AJUUUDA!

Obrigado pela sua atenção,

Leo

Não consigo ver por que o uso da CPU deveria aumentar 20% naquela máquina ao ativar o oversampling… Eu não consideraria isso “esperado”. Em um AMD Phenom 9850 de 2,5 GHz quad-core, é cerca de 1,4% normalmente, 4,7% ou mais quando sobreamostrado, ao rodar com um tamanho de buffer ASIO de 128. Eu poderia imaginar que seria aproximadamente o dobro disso em um dual-core com metade do poder de processamento, então 10% PODE ser razoável, mas eu esperaria um desempenho melhor de um processador Intel Core2 em comparação com um AMD da geração anterior…

O valor de latência zero para este plugin está correto. A latência não necessariamente tem algo a ver com o quão intensivo em CPU um processo é (embora alguns plugins com grandes latências SEJAM intensivos em CPU)… geralmente é sobre se o plugin precisa “prever” no tempo para ver o que está por vir. O Bombardier não usa previsão, e por isso funciona como um verdadeiro plugin de latência zero.

Não consigo reproduzir seus problemas com o modo de liberação travando, ou com os valores salvos não sendo restaurados corretamente. Houve várias atualizações feitas nos plugins nos primeiros dias de lançamento… você já fez o download novamente e reinstalou o plugin?

Não tenho o Nuendo, então não posso testá-lo especificamente, mas nos hosts que eu tenho, o plugin se comporta corretamente.

Scott

E aí, Scott! Valeu pelas respostas.

Então, o “Oversample” não deveria consumir tanto CPU… hummm… virou um quebra-cabeça pra mim, então. O mais estranho é que na maioria das vezes eu tenho um pico de CPU bem no final da música, no último acorde, quando a maioria dos outros plug-ins não está fazendo muita coisa, nem o Bombardier, porque os níveis estão bem abaixo do limite. Olhei a automação em outras faixas, mas nada demais está acontecendo.

Tenho a versão mais recente do Bombardier e agora me pergunto se todo esse problema (inclusive os da GUI) pode ter sido causado por uma desinstalação imperfeita…

Por favor, AJUDAAA! O Bombardier soa tão bem!

O plugin usará aproximadamente 4x mais CPU com oversampling ativado do que desativado (porque está fazendo 4x mais oversampling e, portanto, 4x mais trabalho…). Eu só tenho um problema real com isso sendo 20% de um Core 2 Duo @ 2.4 GHz. Seu computador NÃO deveria ser 1/4 a 1/5 da velocidade do meu.

Tente verificar o uso de sua CPU e, em seguida, adicionar uma instância padrão do Bombardier… quanto o uso da CPU aumenta então? Algo está errado aqui, e estou bastante certo (mas não positivo) de que não é o Bombardier. Se pudermos encontrar e reproduzir um problema aqui onde eu possa ver o que está acontecendo, pode apostar que eu o corrigirei.

Scott

Vou fazer esse teste com certeza.

Também vou atualizar o driver da GForce 8400 GS.

Postarei os resultados em algumas horas.

Muito obrigado!

Scott,

Eu fiz alguns testes… Não sou muito fã de tentativa e erro, mas desta vez me sinto meio perdido.

Veja o que eu fiz:

Primeiro, criei a sessão mais simples possível de 24bits/44.100Hz. Apenas um canal de áudio, sem plug-ins.

Importei duas músicas diferentes não masterizadas para a trilha de áudio. O medidor VST do Nuendo mostrava zero neste ponto.

Inserir o Bombardier (padrão) me deu 5% constantes no medidor VST. Cliquei em „Oversample“ e o medidor VST mostrou 20% constantes. Mas isso não é CPU, é o VST Bridge do Nuendo funcionando. E os fóruns do Nuendo 4 estão cheios de reclamações sobre o VST Bridge…

Como mencionei no primeiro post, recebo pelo menos um pico de VST durante a reprodução, e este em particular tende a acontecer no último acorde. Para eliminar possibilidades relacionadas ao ‘time-code’ (a essa altura, eu eliminaria cada detalhe que me viesse à mente, por mais absurdo que parecesse), eu simplesmente movi os arquivos para diferentes posições iniciais de vez em quando. Foi assim que consegui eliminar também as formas de pensar relacionadas ao ‘time-code’.

Mas os picos aconteceram. E eles não foram aleatórios. Não consigo entender o porquê, mas sempre que os medidores do Bombardier caíam cerca de 8dB do Limite (Threshold), o Desempenho VST do Nuendo subia para 50%. Sem artefatos audíveis, é claro, ainda estava bem abaixo de 100%. Prestei muita atenção ao fato de que nenhum pico aconteceu na introdução de uma das músicas, com uma faixa dinâmica sólida de 8dB abaixo do ponto de Limite (Threshold). Os picos aconteceram somente depois que os medidores ultrapassaram o Limite (Threshold) e depois caíram.

Ambas as músicas têm um tipo de som de pad quente, então, quando o último acorde começa, os medidores de áudio não desaparecem de forma linear, na verdade, eles modulam sua descida com pequenas alterações no volume. Então, só posso dar a você a faixa de 8dB como uma diretriz.

Por favor, tenha em mente que não sei nada sobre a implementação do Bombardier, então realmente não posso dizer se isso tem a ver com arredondamentos matemáticos ou equações fixas. Eu também não descartaria problemas com o VST Bridge do Steinberg ou com o driver ASIO do AudioFire. Devo mencionar que o Desempenho da CPU do Vista nunca ultrapassou 21%, com ou sem picos de VST. É impossível determinar visualmente se eles estão relacionados, pois o Desempenho da CPU continua mudando rapidamente o tempo todo.

As falhas na GUI que mencionei antes não estão relacionadas aos picos de Desempenho VST, pois testei o Bombardier com a janela fechada também.

Aqui estão os parâmetros do Bombardier que mais usei para este teste:

MODO: Punch
Joelho (Knee): 03.0dB
RMS: 130.6ms
Limite (Threshold): 14.31
Faixa de Redução de Ganho (Gain Reduction Range): 35 -dB
Feedback
Ataque (Attack) 009.91
Razão (Ratio) 01.19:1
Bomba (Bomb)

Devo ressaltar que os picos não aconteceram se eu movesse o Limite (Threshold) muito para baixo.

Espero ter conseguido ajudar você a me ajudar!!!

Obrigado pela sua atenção,

Leo

Só pensando… eu parei de programar há muito tempo… tudo isso poderia ser devido a algum tipo de conversão de tipo ou arredondamentos de ponto flutuante que a ponte VST do Nuendo ‘sente’ a necessidade de traduzir?

Veja, foi por isso que abandonei esses assuntos há muito tempo - não sou bom nisso.

Acabei de ter uma ideia…

Amanhã, vou tentar usar o Bombardier via JBridge – um “wrapper” VST que abre “plug-ins” em um novo processo, independente da “VST Bridge” do Nuendo…

Vamos ver o que acontece…

Além disso, já que pode ser baixado gratuitamente, experimente o Reaper… ele tem uma ponte nativa integrada que parece funcionar muito bem. É o que eu uso, e seria interessante ver os resultados no seu PC para que possamos comparar lado a lado com os meus.

Não estou sugerindo que você precise mudar de software host, apenas que é um download pequeno e uma “quantidade conhecida” no que me diz respeito.

Scott

Então eu testei o Bombardier no Reaper, mas primeiro as primeiras coisas…

Eu tenho usado o mesmo material de áudio para todos os testes.

Tudo a partir daqui se refere a testes configurados para “Oversample”:

O Bombardier “JBridged” se comportou da mesma forma no Nuendo 4.3 (x86). O desempenho do VST no final da música atingiu o mesmo pico. Nenhuma diferença em tudo.

Eu também testei o Bombardier (x64) no Nuendo 4.3 (x64). Há um desempenho muito melhor aqui, apesar do problema de pico do medidor VST. Em vez de atingir o pico em 50%, ele vai até 30%.

Agora, passando para o Reaper:

A primeira coisa que notei foi que os medidores de CPU do Reaper mostravam um uso muito mais eficiente em comparação com os do Nuendo. Mas, novamente, não tenho ideia de como nenhum dos hosts toma essas medidas. A média seria algo em torno de 14%, talvez menos. Mas, adivinhe onde obtive os valores mais altos? No último acorde da música… atingiu mais de 21% com bastante frequência. A partir disso, eu diria que um efeito colateral no algoritmo do Bombardier poderia ter sido facilmente mascarado. Por favor, não quero causar mal ou ser indelicado. Estou apenas dizendo que faz sentido para mim.

Neste ponto, notei que os medidores de entrada e saída do Bombardier estavam se comportando de forma muito diferente em comparação com o Bombardier do Nuendo. Tentei carregar meu próprio preset, mas apenas “Knee” e “Attack” foram carregados corretamente. Fiz todas as alterações necessárias, mas os medidores se comportaram de forma muito diferente do que eu estava acostumado a ver. E é aqui que posso ser um pouco mais preciso sobre o problema de pico do VST. Meu palpite deu uma pequena guinada: eu diria que os problemas ocorrem quando os níveis caem em torno do Limite de Saída do Bombardier.

Lembra que mencionei que o material da música tinha um tipo de som de pad que fazia os níveis caírem com pequenos solavancos no acorde final? O pico de desempenho do VST parece acontecer quando esses solavancos ocorrem em torno do Limite do Bombardier. É como se estivesse ligando e desligando algo muitas vezes ou pudesse estar fazendo com que o Bombardier processasse material duas vezes desnecessariamente… Eu realmente não sei, tudo isso é pura especulação.

A propósito, ainda tenho aquele problema de “Release Mode”, apenas um pouco diferente. Sempre que aperto play, ele alterna para “Fast”. Aperto “Release Mode” duas vezes durante a reprodução e ele vai para “Bomb” e não pode ser alterado até que eu pare e aperte play novamente, pois ele alterna de volta para “Fast” automaticamente.

Sobre a credibilidade do meu sistema… bem, não tenho problemas com nenhum dos meus plug-ins. O pior que posso dizer é que a Steinberg nunca resolveu os problemas de desempenho do VST no Nuendo 4.3 completamente. Existem várias reclamações no fórum deles.

Espero que todo esse esforço valha a pena… Eu só dediquei tanto tempo para testar/relatar porque realmente acredito no seu trabalho na Stillwell.

Muito obrigado!

P.S.: SOCOOORRO!

NÃO há diferença no comportamento do ponto de vista do som e do nível com base no host… o mesmo conjunto de amostras de entrada produzirá o mesmo conjunto de amostras de saída. Ponto final.

Experimente o seguinte… crie um projeto simples para que você possa eliminar influências externas, ou faça uma cópia do seu projeto grande e retire algumas coisas para que possamos nos concentrar no Bombardier.

O que eu quero que você faça é pegar a trilha, barramento ou master que está apresentando mau funcionamento e injetar um ruído rosa ou branco de baixo nível atrás dela… -60 dB ou algo assim. Veja se o problema desaparece. O que podemos estar vendo é a desnormalização de ponto flutuante. Meu plugin captura isso de forma bastante extensiva e corrige onde encontra. O Reaper tem uma opção para corrigir isso automaticamente quando encontra. Nuendo? Não faço ideia. Adicionar ruído deve aumentar o nível o suficiente para que pelo menos algumas partes dos plugins (incluindo o meu) não entrem em estado de desnormalização. Não é uma correção, e nem sempre funcionará para contornar o problema, mas se o uso da CPU diminuir quando você fizer isso, nos dirá de onde o problema está vindo.

Scott

Scott

Além disso, o Nuendo tem uma opção de processamento de 64 bits (ponto flutuante de dupla precisão)? Se sim, tente ativá-la. O Reaper é inerentemente um caminho de sinal de 64 bits internamente, assim como todos os nossos plug-ins. Sempre que um host não suporta dupla precisão, temos que converter cada amostra para dupla precisão na entrada e de volta para ponto flutuante na saída. Não é MUITO mais carga, mas é mais carga.

Scott

O Nuendo (x64) é nativo de 64 bits. Isso poderia explicar o melhor desempenho que mencionei antes.

Não creio que o Nuendo (x86) tenha uma opção para processamento de 64 bits. Tenho quase certeza de que é baseado em processos internos de 32 bits.

Acabei de criar um projeto de teste…o teste mais simples possível. Novo projeto, adicionar Bombardier à master, ajustar todos os parâmetros para valores não padrão, salvar, sair do Reaper, reiniciar o Reaper, recarregar o projeto, abrir a interface do plugin, pronto. Por favor, faça isso com a SUA cópia do Reaper e com o Nuendo…ambas as versões x86 e x64, se possível (você está baixando a versão x64 do Bombardier para usar com o Nuendo x64, certo? O Nuendo x64 suporta VSTs x64 ou apenas plugins x86 em bridge?) Faça APENAS isso…nenhuma outra variável no teste…eu só quero ver se ESTE plugin funciona, sozinho, nesses dois hosts, NESSA máquina.

Não importa se eu uso o Reaper x86 ou o Reaper x64, o plugin carrega com todos os parâmetros da maneira como os salvei. Não importa se o lançamento está configurado como manual, lento, rápido ou bomb…ele faz o que deveria e exibe-o de acordo.

Vamos abordar este problema um de cada vez. A questão no momento é “os parâmetros do plugin salvos não são restaurados.” Não especule sobre o que você acha que pode ou não estar fazendo…tudo isso só dificulta para mim separar as informações factuais que posso usar para solucionar problemas do que você está escrevendo. Agradeço a sua tentativa de ajudar, mas é contraproducente neste caso. Atenha-se a comportamentos observáveis e repetíveis e os relate.

Não estou tentando ser chato, apenas tentando resolver as coisas o mais rápido possível para você.

Scott

Relaxa, cara.

Vou me ater ao problema do pico no VST e trataremos dos problemas da GUI depois, se você concordar. Compreendo totalmente e desaprovo ser contraproducente.

Estes testes que fiz anteriormente foram exatamente o que você acabou de propor. Sessões novas, apenas uma faixa estéreo, Bombardier configurado somente no primeiro slot.

Usei Nuendo x64 com Bombardier x64.

Tenho uma pergunta para você: você percebe um processamento mais intensivo que o normal à medida que o material musical também diminui? Quero dizer, provavelmente não notaria nada se não estivesse usando o Nuendo.

Vamos resolver isso!

Então, recapitulando o que consegui fazer com o Reaper hoje.

Sobreamostragem ativada:

Pico médio de CPU: 14%, talvez menos.
No final da música, pico de CPU diminuindo perto do Limite: 21%

Ahh… não.

Por favor, faça o que eu pedi. Estamos nos concentrando primeiro nos problemas de carregar/salvar, pois eles são críticos para o uso. Se você estiver tendo problemas com o uso da CPU, pode sempre congelar ou renderizar faixas, mas um projeto que não restaura da maneira como você o salvou pode ser um problema.

Scott

Ok, Scott. Vou estar fora pelas próximas horas. Farei o que você pediu quando voltar.

E só para constar, como uso o Bombardier para finalizar a mixagem, congelar as trilhas é impossível. O objetivo é evitar mais bounces. Mas vou deixar isso de lado por enquanto.

Volto em breve, com mais resultados.

Obrigado!!!

Certo, entendi… Eu digo «você» no sentido geral de que, se alguém está tendo problemas de carga da CPU, congelamento e/ou renderização é, com bastante frequência, uma opção… isso não impede você de usar o plug-in. Testemunhe o número de pessoas executando enormes programas Nebula em várias faixas…

Voltarei mais tarde para ver o que acontece na sua máquina. Obrigado.

Scott

Ah, entendi o que você quis dizer…

Usuários em geral: CONGELEM se precisarem, este plug-in vale a pena!

Volto em breve.