Oi, pessoal!
Conheci o Bombardier há algumas semanas e devo dizer que sinto que este plug-in pode ser a resposta que eu estava procurando.
Eu o uso como um “Whole Mix Glue” (Cola de Mixagem Completa) no último slot de Inserção Estéreo. No momento em que liguei o “Oversample”, parecia que eu estava mixando através dele desde o início. Claro, eu tinha outro compressor no mesmo slot antes, mas foi o Bombardier no modo Punch-Bomb que me deu os melhores resultados. Muito poucos ajustes foram feitos no preset “Glue”.
No entanto, há falhas perturbadoras acontecendo comigo. Aqui está uma breve descrição da minha configuração All-In-The-Box:
E6600 - Core 2 Duo - 2.4gHz, 4GB RAM, Chipset Intel 965G na Mobo Gigabyte DS3. Todos os drives SATA, incluindo um RAID-0 para streaming de áudio impecável. PCI-firewire Texas Instruments para interface Audiofire 12 da EchoAudio, nVidia GeForce 8400GS.
Esta sessão em que tenho trabalhado é de 24 bits/44.100Hz. Estou executando o Nuendo 4.3(x86) no Vista(x64) e todos os plug-ins em suas versões x86.
O maior problema são os picos de CPU que estou tendo durante a reprodução. O display de desempenho VST do Nuendo mostra 60% antes de inserir o Bombardier e sobe para 80% quando eu clico no botão “Oversample”. Tal aumento é esperado e tudo ainda parece estar sob controle, exceto por esses picos de CPU que ocorrem pelo menos uma vez, interrompendo o áudio. Tenho que parar o motor de áudio e reiniciá-lo novamente para voltar à pequena margem de 80%.
Tentei definir a latência para o valor máximo disponível e fechar todas as janelas para economizar recursos de vídeo. Também tentei mixar com stems de áudio enormes para dar ao Bombardier alguma folga, mas as falhas ainda estão lá.
Anotei algumas coisas que podem ser úteis com problemas de VST do Steinberg:
-
A compensação de atraso do Bombardier está definida como 0 na janela de informações do plug-in. Outros plug-ins de processamento pesado que possuo mostram valores de latência bastante altos aqui. O manual de operações do Nuendo descreve brevemente isso na página 170. Pode ser isso;
-
O modo Release (Liberação) permanece em “Bomb” depois de clicar duas vezes nele. E sempre que a sessão é salva, ele alterna de volta para “Fast” (Rápido). Além disso, “Punch” (Soco) aponta de volta para “Firm” (Firme). Acontece quando reinicio o driver de áudio de dentro do Nuendo também. Nunca testei o que eles realmente estão fazendo porque essas interrupções de áudio têm me dado dor de cabeça… Estou tão perto de terminar esta mixagem… isso pode ser apenas um problema de GUI;
-
A gravação de preset funciona, mas os presets não aparecem na lista de presets do plug-in. Suspeito que eles sejam salvos apenas para a lista da sessão. “Mode” (Modo) e “Release Mode” (Modo de Liberação) são salvos incorretamente, no entanto. Isso parece estar relacionado ao bug relatado anteriormente.
Scott, por favor! AJUUUDA!
Obrigado pela sua atenção,
Leo