Não consigo expor os 4 canais de entrada no Sonar 8.5

Espero que alguém possa ajudar. Estou com problemas para rotear para todas as quatro entradas do Schope com o Sonar 8.5.

Exemplo: Eu insiro o Schope como um efeito VST no Canal 1. Em seguida, crio um envio de efeito para o canal dois. Quando aparece um menu de contexto perguntando para qual entrada eu gostaria de rotear o envio, no que diz respeito ao Schope, eu só tenho uma opção, que é “Schope(Input 2)-Audio”. Qualquer tentativa adicional de rotear envios adicionais de outros canais mostra apenas “Schope(Input 2)-Audio” como a única opção.

Eu li o arquivo de ajuda do Sonar 8.5 e encontrei isto:
“Por padrão, um plug-in VST multi-canal expõe sempre o número máximo de canais de entrada que suporta. Você pode limitar o número de entradas de sidechain que o Sonar exibe para qualquer plug-in VST” … “Nota: O valor padrão é o número máximo de canais de entrada mono, conforme exposto pelo plug-in. O intervalo válido é de 2 ao número máximo de canais expostos pelo plug-in. Com um valor de 2, o SONAR não exibirá nenhuma entrada de sidechain para o plug-in. Com um valor de 4, o SONAR exibirá 1 entrada de sidechain estéreo, etc.”

Eu segui as instruções do SONAR para aumentar a quantidade de Entradas Máximas Usadas (o padrão era 4). Embora eu consiga diminuir a quantidade de entradas, sou incapaz de aumentá-la.

Alguns comportamentos estranhos que podem ajudar:
O canal no qual o Schope é inserido pela primeira vez usa a 1ª e 2ª banda do Schope (Branca e Vermelha). Não importa se esse canal é estéreo ou mono. O envio de canal que é atribuído à Entrada 2 do Schope usa apenas a 3ª banda (verde). Não importa se esse canal é estéreo ou mono. Edição: Verifiquei novamente e descobri que esta última afirmação está incorreta. A Entrada 2 do Schope usará apenas a 3ª banda (verde) quando o canal estiver configurado como mono, ou o Schope usará a 3ª e 4ª banda (verde e azul) quando o canal estiver configurado como estéreo.

Estou confuso. Espero estar apenas fazendo isso da maneira errada e que haja uma solução fácil. Alguma ideia? Tenho algumas capturas de tela que podem ajudar, mas o limite de upload de 256 kB não me permite publicá-las aqui. Teria que enviá-las por e-mail. Obrigado.

Eu não usei o Sonar 8.5, mas parece que o Sonar está rotulando o primeiro par de entrada estéreo (principal) como 1 e o segundo par de entrada estéreo (sidechain) como 2. Você pode estar limitado nesse contexto a plotar um par estéreo (principal branco/vermelho) contra outro (sidechain verde/azul).

Se você criar um envio estéreo para o que o Sonar chama de “entrada Schope 2” e enviar um sinal estéreo verdadeiro através dele, você obtém os canais verde e azul mostrando no Schope, ou apenas o verde?

Parece que isso está correto. Eu consigo rotear 4 canais separados criando 2 barramentos estéreo auxiliares, inserindo o Schope em um deles, e roteando um envio auxiliar para o Schope no segundo. Eu então fiz um pan fixo no canal 1 para a esquerda e um pan fixo no canal 2 para a direita e direcionei ambos para o barramento auxiliar 1. Fiz o mesmo, respectivamente, para os canais 3 e 4 para o barramento auxiliar 2… e funciona… todas as 4 bandas. Embora isso seja bastante complicado. Será válido verificar no fórum do SONAR para ver se é possível alterar o comportamento do SONAR 8.5 que exige 2 entradas para cada sidechain. Postarei quaisquer descobertas aqui.

Ao enviar um verdadeiro sinal estéreo para a “entrada 2 do Schope”, eu obtenho os canais verde E azul aparecendo no Schope. Isso é contrário ao meu post anterior, então eu o editei. Obrigado pela sua ajuda. :smiley: